Você sabe como fazer o planejamento de Marketing Digital do seu hotel

Se você é empresário e reconhece a importância da internet para alcançar novos clientes, certamente já busca meios de promover o seu hotel virtualmente.

É preciso investir em ações capazes de trazer clientes para o estabelecimento, assim como utilizá-las para aumentar a visibilidade da marca e se consolidar como uma referência no segmento de hotelaria.

O marketing digital permite que você use ferramentas de grande eficiência, sendo elas responsáveis por atingir resultados bastante interessantes.

Mas é importante saber onde encontrar o seu público. Afinal, as ações de publicidade devem ser vistas pelos potenciais clientes de um negócio para que surtam o efeito desejado.

Desse modo, o planejamento deve incluir informações como essa, para que seja possível definir em quais plataformas faz mais sentido promover a marca.

Uma empresa que realize entrega rápida de documentos, por exemplo, deve investir em campanhas de publicidade que atinjam pessoas interessadas no seu serviço, mas precisa antes definir em quais locais elas devem ser publicadas.

Por isso, mais do que um mero detalhe organizacional, o planejamento de marketing digital pode influenciar diretamente nos resultados das suas campanhas.

Se você quer saber como montar o seu de modo eficiente e garantir os melhores resultados para o negócio, siga na leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto.

O planejamento é muito importante no marketing digital

Ao navegar na internet, seja nos buscadores, nos grandes portais ou nas redes sociais, o público é diretamente impactado por uma série de anúncios.

Você pode ver um banner divulgando o aluguel de uma caçamba estacionária para entulho, assim como o de uma promoção de roupas infantis em vários sites.

Do mesmo modo que em outros segmentos, o setor de hotelaria também deve buscar meios de marcar presença na internet, alcançando o público que está interessado em viajar e precisa encontrar uma boa hospedagem.

O marketing digital se tornou a melhor estratégia para que um determinado estabelecimento seja divulgado para um grande número de pessoas, em qualquer local do país.

Com isso, é possível atrair clientes de várias localidades, principalmente quando elas buscam um hotel na região para a qual vão viajar.

Mas o marketing digital ainda influencia em outros tipos de necessidades de um negócio, tais como:

  • O fortalecimento da marca;
  • O destaque dentro do segmento;
  • O anúncio de novidades;
  • O acompanhamento de métricas;
  • Entre outros pontos.

O fortalecimento da marca

O marketing digital é muito importante para que um hotel possa se fortalecer e se consolidar no mercado.

Se o seu objetivo é esse, o planejamento de marketing deve ser pensado para garantir a presença em várias plataformas na internet, de modo que o estabelecimento possa ser visto mais facilmente pelo público.

Isso funciona tanto para uma pousada quanto para uma empresa de venda de pavio para velas, que podem desenvolver uma campanha especial para atingir essa meta.

O destaque dentro do segmento

O setor hoteleiro possui um grande número de negócios ativos, o que faz com que a concorrência na área seja um desafio para os estabelecimentos.

Sendo assim, é fundamental ter um plano bem desenvolvido que permite que o hotel consiga um maior destaque na internet, e entre os seus concorrentes, para atingir um número de hóspedes interessante.

O anúncio de novidades

O marketing digital pode ser utilizado de diversas formas, sendo que a estratégia de anunciar as novidades de um negócio é uma delas.

Se você iniciou um projeto para implementação de novas áreas de lazer e quer que os seus clientes saibam disso, é possível divulgar as fotos da escavação de piscina no hotel e permitir a interação do público.

Assim, além de promover as novidades, você ainda consegue entender melhor qual vai ser a reação dos potenciais clientes com a novidade e planejar novas melhorias com base nessas informações.

O acompanhamento de métricas

Uma das vantagens de se utilizar o marketing digital é o acompanhamento das métricas de uma campanha lançada, sabendo como ela foi recebida pelo público.

Se uma empresa de extintor a base de espuma criasse uma campanha de divulgação utilizando panfletos, por exemplo, ela não saberia exatamente quantas pessoas chegaram a ler a sua propaganda.

Mas, com as ferramentas de marketing digital sempre mais especializadas, é cabível acompanhar o número de usuários atingidos, quantos compartilharam e interagiram com a postagem, etc.

Por isso, se um hotel utiliza o marketing digital para promover o seu estabelecimento, ele poderá acompanhar mais de perto as métricas envolvidas na sua ação.

Como montar um planejamento de marketing digital?

Para montar um planejamento de marketing digital eficiente, você precisa entender qual é o principal objetivo da sua campanha, para que a meta possa ser atingida.

Com essa informação em mãos, todo o processo pode ser montado com embasamento, ou seja, ele terá um começo, meio e fim devidamente ordenados, com uma estratégia clara.

Desse modo, o planejamento pode ser elaborado de modo assertivo, garantindo o sucesso de uma ação de marketing.

Utilizando o e-mail marketing

Assim como uma empresa de limpeza de fachada a seco, uma pousada possui uma lista de clientes antigos, que já utilizaram os serviços anteriormente, mas não estão mais ativos no sistema.

Nesse caso, uma boa campanha de marketing digital vai utilizar o e-mail marketing, criando uma ponte de relacionamento com esse público.

Ao criar um desconto especial para os hóspedes antigos, a mensagem pode impactar positivamente essas pessoas, trazendo novas reservas para o local.

O e-mail marketing também pode ser importante para que os seus clientes atuais estejam sempre em contato com o estabelecimento, de modo que o hotel esteja sempre na memória dessas pessoas.

Assim, ele se torna indispensável dentro de um planejamento eficaz.

O trabalho nas redes sociais

Fortalecimento de marca é o objetivo da sua campanha? Enviar e-mails marketing com conteúdos interessantes é uma das maneiras de impactar os seus clientes.

Mas, é necessário apostar também na presença da sua empresa nas redes sociais, sendo estas, plataformas de grande importância no marketing digital.

É preciso levar em consideração que grande parte das pessoas navega nos perfis dessas plataformas diariamente, seja para acompanhar notícias, conversar com amigos ou acompanhar as páginas que ela gosta com mais frequência.

Por isso, se um hotel precisa de uma campanha para aumentar a visibilidade da marca, de modo a fortalecê-la, é essencial criar um cronograma de postagens e interagir com os usuários das redes sociais.

Desenvolvimento de um site próprio e anúncios

Se você entende a importância da internet para a divulgação de um negócio, certamente já possui um site próprio e busca atualizá-lo constantemente.

Isso quer dizer que um hotel deve ter uma página própria que explore adequadamente as suas instalações e torne facilmente perceptível todas as vantagens do espaço.

O uso de fotos e de imagens impactantes pode ser uma forma bastante eficiente de transmitir aos visitantes a qualidade do seu estabelecimento, para despertar neles o desejo de conhecer e frequentar o espaço.

Você também pode se preocupar em desenvolver um sistema online de reservas, onde o futuro hóspede escolhe as datas e planeja a sua viagem de modo simples e rápido.

Ao disponibilizar uma estrutura tão completa na sua página, você deve fazer com que os seus clientes saibam disso, utilizando o marketing digital para promover a plataforma.

Por meio de anúncios em buscadores ou em portais voltados para o segmento de viagem e turismo, você pode divulgar o seu site de modo interessante, fazendo com que o público que está procurando boas opções encontre o seu hotel.

Do mesmo modo, uma empresa que realiza pintura intumescente estrutura metálica pode encontrar uma plataforma especializada em trabalhos industriais para divulgar os seus serviços.

Essa estratégia de marketing digital é de grande importância para atingir o público certo, no local apropriado.

Detalhando o planejamento

Depois de conhecer algumas das principais ferramentas do marketing digital e como elas podem ser utilizadas na sua divulgação, é preciso detalhar as suas campanhas para atingir o objetivo proposto.

Sendo assim, se uma revenda de aquecedor de piscina externo quer criar uma ação voltada para aumentar o número de pedidos, é essencial que as postagens de promoção sejam feitas em locais adequados.

Ou seja, as publicações precisam estar no mesmo lugar que o seu público-alvo. Além disso, elas devem ser feitas muito mais vezes dentro de um determinado período, de maneira a impactar as pessoas.

Já para o fortalecimento de marca, por exemplo, a frequência não precisa ser grande, mas deve ter uma constância, para que os clientes possam visualizar os anúncios.

Ao desenvolver um cronograma detalhado, você consegue colocar em prática de modo ideal toda a campanha, gerando o resultado desejado pelo hotel.

Depois de atingido o seu objetivo, é importante ir adaptando o planejamento de marketing digital para atender outras demandas que surgirem na divulgação da sua marca, garantindo o sucesso da publicidade pelo período necessário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.