Qual o impacto que um bom engajamento nas redes traz para o seu hotel?

O engajamento nas redes é algo que toda empresa deve investir, uma vez que as redes sociais são parte fundamental das estratégias de marketing.

Elas estão presentes em nossas vidas e influenciam nosso comportamento em muitos aspectos, como quando nos comunicamos e compramos algum item pela internet.

Não estar nas redes sociais chega a ser motivo de desconfiança para os consumidores, e isso não muda quando falamos dos hotéis. Esses estabelecimentos também precisam marcar presença online para conquistar um público engajado.

É dessa forma que o hotel terá acesso a uma série de benefícios, que falaremos ao longo deste texto. Confira!

Benefícios do engajamento nas redes

As redes sociais são plataformas usadas pelas pessoas para manterem contato umas com as outras, com as marcas e para compartilharem interesses nos mais variados assuntos.

Por meio dessas plataformas, os hotéis e qualquer outro tipo de negócio conseguem engajar o público, ou seja, fazer com que as pessoas interajam mais com eles.

Dessa interação, nasce um relacionamento e oportunidades de negócios. Pelas redes sociais, também é possível aumentar o engajamento de quem já é cliente, entregando soluções e oferecendo uma experiência positiva.

Essas pessoas passam a defender a marca, seja um hotel ou uma loja de enxoval quarto infantil, bem como a recomendam para outras pessoas.

O cultivo do engajamento é importante para a reputação da marca e melhorar a sua imagem. As redes sociais sempre encontram consumidores mais dispostos a interagir, recebendo e compartilhando informações, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Twitter.

Até mesmo o LinkedIn entra como uma boa opção, principalmente para os negócios B2B (Business to Business). Esse engajamento é responsável por outros benefícios, entre eles:

1 – Economia de investimentos em marketing

Se um hotel tem um bom engajamento, consegue fidelizar clientes e não precisa investir em esforços para conquistá-los, pois eles sempre voltam a se hospedar.

O dinheiro que seria destinado à aquisição desses clientes pode ser investido em outras necessidades do hotel, como pintura predial externa.

2 – Aumento do valor da marca

Quando clientes engajados falam do hotel para outras pessoas, sua reputação e valor de marca tendem a aumentar naturalmente.

Os consumidores seguem recomendações de outras pessoas que já adquiriram determinado produto ou serviço. É o que chamamos de “propaganda boca a boca” que, quando conquistada, traz ótimos resultados ao negócio.

3 – Diminuição da taxa de churn

Taxa de churn é uma métrica que indica o quanto o hotel perdeu receita ou cliente. Mas quando a experiência dos hóspedes vai além da jornada de compra, essa taxa diminui.

O consumidor está constantemente em contato com o hotel, o que reduz o tempo que ele leva entre uma hospedagem e outra.

Toda vez que ele precisar se hospedar em uma cidade que tem o hotel daquela franquia, ele fará essa escolha, gerando uma renda recorrente para o negócio.

Daí a importância de investir em diferenciais que vão desde o atendimento no balcão de check-in, até na estrutura dos quartos, como forro de gesso detalhado.

É importante frisar que todas essas questões vão além da experiência de compra do cliente.

Conclusão

Conquistar o engajamento dos clientes pelas redes sociais é importante, mas nem sempre é um trabalho fácil, principalmente para quem está começando a investir nessa estratégia.

Dessa forma, é necessário fazer um bom planejamento que inclua as ações que serão tomadas, ou contar com uma agência ou profissional especializado no assunto.

Eles vão estudar o público do hotel, o comportamento dele em cada rede social e os objetivos do negócio. A partir disso, vão criar estratégias de marketing de engajamento para impactar essas pessoas, trazendo resultados como os benefícios mencionados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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