Por que é tão importante realizar planejamentos para o seu hotel?

Quem trabalha no segmento hoteleiro conhece a importância de realizar planejamentos assertivos e direcionados, seja para ações de divulgação do estabelecimento ou simplesmente para gerenciamento financeiro e administrativo.

Afinal de contas, o planejamento diz respeito a tudo relacionado ao hotel e, sem ele, a hospedagem pode pecar na hora de prestar um serviço, afetando diretamente a lucratividade, o reconhecimento e a imagem da empresa.

Além do mais, o planejamento é indispensável para os negócios que visam a expansão e aumento dos lucros, pois ele irá orientar o passo a passo de ações, estratégias, bem como definir metas possíveis, diante do contexto de mercado.

Planejar nada mais é do que analisar, preparar e estruturar as melhores práticas, verificando as condições para a concretização de uma mudança desejada.

No artigo de hoje, saiba o porquê é tão importante realizar planejamentos para o seu hotel, e conheça as principais vantagens das ações estratégicas dentro do segmento hoteleiro.

3 vantagens do planejamento para o seu hotel

Muitas pessoas acreditam que o planejamento é apenas um mero detalhe formal, sendo dispensável para algumas situações. Contudo, a falta de um plano pode tornar qualquer conquista mais exaustiva e aumentar o risco de desorganização e insucesso.

Abaixo, separamos algumas das principais vantagens do planejamento para o seu hotel. Confira!

1 – Controle de gastos

Imagine que o seu hotel precisa fazer uma troca da cortina para quarto de casal

É algo aparentemente simples, mas o planejamento torna-se fundamental para cotar os melhores preços e, desse modo, encontrar um produto que atenda às exigências de custo-benefício.

Ou seja, o planejamento é o responsável pelo controle financeiro, evitando que a sua hospedagem tenha mais gastos do que lucro, algo que pode ser extremamente prejudicial para a sobrevivência no mercado.

Além disso, o planejamento é capaz de analisar quando o cenário está desfavorável e, assim, orientar a capacidade de investimento em novas estratégias.

2 – Maior assertividade

Nem sempre um investimento é adequado para a sua empresa, embora pareça uma oportunidade bastante significativa. 

Isso porque as ações dependem de um contexto de mercado, e a falta de planejamento pode originar gastos desnecessários, ainda mais em cenários de crise.

O contrário também é verdadeiro: com o plano certo, é possível verificar o que falta no seu hotel e, assim, fazer um investimento assertivo. Por exemplo, através de uma análise, o gestor verifica que custear um traslado hotel irá aumentar o número de hóspedes.

Desse modo, o investimento é direcionado e, como consequência, o ROI (Retorno sobre Investimento) tende a ser positivo.

3 – Sucesso no marketing

As campanhas de marketing hoteleiro são essenciais para o reconhecimento da hospedagem. No entanto, existem vários canais que podem ser usados pelo hotel, como:

  • Sites ou blogs;
  • Redes sociais;
  • Plataformas de hospedagem;
  • Mídias tradicionais (jornais, TV, etc);
  • E-mail;
  • Entre outros.

Diante de tantas possibilidades, ter um planejamento significa escolher o canal certo e enviar o conteúdo adequado para os potenciais clientes.

Além disso, é uma forma de perceber quais elementos chamam atenção em uma campanha. Por exemplo, uma foto da divisoria de madeira para quarto pode ajudar muito na atração de clientes que buscam uma hospedagem mais rústica e confortável.

O planejamento também é fundamental para que o hotel conheça mais o público-alvo, isto é, as características dos hóspedes. 

Dessa forma, é possível elaborar campanhas condizentes com as preferências e comportamentos dos clientes.

Conclusão

Realizar um planejamento para o seu hotel é a chave para o sucesso e boa organização. Os resultados são percebidos a curto, médio e longo prazo, por isso, seja qual for o investimento ou o propósito, o primeiro passo é traçar um bom plano.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *