Por que é importante que o seu hotel esteja atento a os novos viajantes?

Prestar atenção em como os viajantes se comportam no seu hotel pode ser a chave para conquistar o sucesso no mercado e melhorar a imagem do estabelecimento. 

Afinal de contas, os hóspedes atuais têm preferências, gostos e costumes muito diferentes dos clientes de anos atrás, por isso, estar atento a essas mudanças é uma forma de garantir a satisfação dos viajantes e atender suas demandas.

No artigo de hoje, saiba o porquê é importante que o seu hotel esteja atento a como os viajantes se comportam e conheça algumas dicas de como notar essas mudanças!

4 dicas para perceber o comportamento dos viajantes

Um dos maiores erros no ramo hoteleiro é tentar agradar todo mundo. Na tentativa de aumentar a quantidade de hóspedes, muitos hotéis acabam perdendo o foco e, com isso, o resultado é justamente o contrário do esperado.

Daí a importância de segmentar o público-alvo. É o primeiro passo para entender como os viajantes se comportam e orientar ações para agradá-los da melhor forma possível.

Mas como conhecer a sua audiência e perceber o comportamento dos viajantes? Abaixo, confira algumas dicas!

1 – Monitore as redes sociais

As redes sociais são minas de ouro das informações digitais. Nessas plataformas, é possível coletar muitos dados a respeito dos clientes e perceber quais são as tendências do mercado (e adaptar o seu meio de hospedagem).

Na fanpage do seu hotel, é possível gerar relatórios com as características dos seguidores, com informações do público-alvo, incluindo:

  • Faixa etária;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Localidade;
  • Profissão;
  • Entre outros.

Além disso, é possível analisar o comportamento dos viajantes, percebendo quais suas preferências na hora de escolher a hospedagem.

2 – Fique atento aos grupos de viagens

Os grupos de viagens são excelentes soluções para perceber as tendências do mercado. 

As empresas de turismo coletam informações importantes sobre os hotéis, verificando se a hospedagem conta com avcb corpo de bombeiros, bem como outros recursos de segurança.

Dessa forma, o seu hotel consegue saber o que os viajantes estão priorizando: proteção, qualidade, sofisticação, preço, entre outros.

3 – Atualize suas acomodações

Os viajantes estão sempre em busca de hotéis modernos e que atendam às suas preferências. 

Isso não quer dizer que as hospedagens tradicionais estão de fora, mas sim, que é preciso adaptar e atualizar as acomodações.

Por exemplo, os hotéis precisam efetuar a recarga de extintores dentro do prazo determinado, para oferecer maior segurança e proteção aos hóspedes. 

Além disso, vale a pena investir em recursos tecnológicos, como redes wi-fi, acionamento automático de luzes e outras inovações.

4 – Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ótimas ferramentas para conhecer o comportamento dos viajantes. Elas ajudam a coletar informações sobre o que eles acharam positivo ou negativo na viagem e, com isso, o hotel pode se readaptar.

Por exemplo, se houver reclamação sobre a caixa de incêndio, a hospedagem pode verificar quais são as queixas e, desse modo, consertar o equipamento.

Quais os principais benefícios dessa ação?

Conhecer o comportamento dos consumidores é fundamental para os hotéis que desejam se destacar no mercado e adotar estratégias assertivas, direcionadas e eficientes para conquistar novos hóspedes.

Os benefícios são a curto, médio e longo prazo, pois a iniciativa também ajuda a aproximar o seu hotel dos clientes e estabelecer um relacionamento de confiança, resultando na fidelização do público.

Assim, o seu hotel irá aumentar o número de hóspedes, conquistar reconhecimento no mercado e se tornar referência no segmento turístico.

Portanto, se o seu hotel ainda não está atento ao comportamento dos viajantes, está na hora de mudar essa cultura. Afinal de contas, conhecer o público-alvo é a receita para o sucesso!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *