O que você pode fazer para que os hóspedes voltem no seu hotel na próxima viagem

Saber como conquistar os hóspedes é a chave para fazer com que eles voltem o seu hotel na próxima viagem

Aliás, qualquer negócio deve investir em estratégias de fidelização dos consumidores, uma vez que a retenção é muito mais eficiente do que a aquisição de novos clientes, além de influenciar na lucratividade do seu empreendimento.

No ramo hoteleiro, o movimento é bastante sazonal e pouco motivado pela paixão à marca. Por esse motivo, os hotéis precisam investir ações e oportunidades para conquistar o coração dos visitantes.

O artigo de hoje vai mostrar o que você pode fazer para que os hóspedes voltem em seu hotel na próxima viagem, com dicas para a fidelização dos clientes. 

Quer saber mais? Então acompanhe o texto!

Deixe a reserva mais prática

Hoje em dia, as pessoas buscam rapidez na hora de fechar um negócio, principalmente quando realizam uma compra na internet. 

O mesmo vale para as reservas de hotéis, que devem ser simples e práticas, evitando que o consumidor desista de fechar negócio.

Por isso, se você quer que os hóspedes voltem ao seu hotel, disponibilize um sistema de reservas que já tenha todas as informações sobre os quartos, serviços inclusos e traga facilidades na forma de pagamento.

Além disso, vale a pena colocar fotos das acomodações e das áreas comuns do seu hotel, para que o público conheça mais as instalações. 

Para quem é cliente e já ficou hospedado no seu estabelecimento, tenha um sistema de reservas que reconheça isso e ofereça um quarto ainda melhor.

Tenha um programa de vantagens

Uma forma de incrementar a estratégia de fidelização dos clientes é oferecer um programa de vantagens aos hóspedes. Por exemplo, para incitar a volta ao seu estabelecimento, o hotel pode disponibilizar um passeio totalmente gratuito para uma adega de vinhos.

O programa de vantagens pode oferecer várias recompensas, incluindo:

  • Descontos nas próximas reservas;
  • Serviços extras de alimentação;
  • Diárias grátis;
  • Melhores acomodações;
  • Entre outros.

Dessa forma, além de desfrutar de um serviço que conhece, o hóspede ainda ganha um bônus. Assim, há grandes chances que ele se hospede novamente com você.

Mantenha contato com os clientes

Para que as pessoas reservem um quarto novamente em seu hotel, elas precisam lembrar do seu empreendimento. 

Por esse motivo, vale a pena manter contato com os hóspedes, principalmente através da estratégia de e-mail marketing.

O seu hotel pode enviar mensagens periodicamente com boletins informativos, matérias sobre turismo ou ainda avisar sobre reformas e melhorias na hospedagem. Por exemplo, convidar o cliente para conhecer a nova iluminação para área de piscina.

Ofereça um bom atendimento

O bom atendimento é imprescindível para a fidelização dos clientes. Afinal de contas, ninguém quer chegar em um hotel e ser mal recepcionado.

Por isso, uma dica é investir em programas de treinamento para os colaboradores, para que eles possam satisfazer a necessidades dos hóspedes da melhor forma possível.

Por exemplo, caso algum cliente reclame da qualidade do ar interior, os recepcionistas podem disponibilizar uma nova acomodação, com os mesmos serviços inclusos.

Não esqueça que os funcionários devem ser cordiais, respeitosos e, mesmo em situações de reclamação e adversidades, eles precisam manter a calma e o bom atendimento. Afinal, qualquer atitude inconveniente pode afastar o seu cliente.

Conclusão

Fazer com que os hóspedes voltem no seu hotel na próxima viagem pode ser algo simples, desde que o seu empreendimento invista em um planejamento estratégico detalhado e assertivo.

Desse modo, é possível conquistar a confiança do público e, além de garantir o retorno dos clientes, o seu hotel também passa a ser reconhecido pelo mercado, o que é muito vantajoso para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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