Marketing digital hoteleiro: tudo o que você precisa saber

O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para qualquer tipo de negócio, dada a sua facilidade de implementação em diversos setores de atuação.

Com o segmento de hotelaria isso não seria diferente, afinal, é possível aplicar as principais técnicas de publicidade para promover um hotel, utilizando as estratégias presentes no marketing digital.

Por isso, se o proprietário do negócio acha necessário ampliar a visibilidade do seu estabelecimento na internet, como um meio eficiente de trazer novos clientes para o local, ele certamente está seguindo por um caminho bastante promissor.

Isso porque é cada vez mais comum ver pessoas aproveitando a vantagem de fazer reservas e confirmar as suas acomodações em um hotel, utilizando a internet para isso, tornando o seu processo de check-in muito prático.

Dessa forma, se um estabelecimento especializado em acomodações não está sendo visto pelo seu público no mundo virtual, ele provavelmente está perdendo uma boa quantidade de hóspedes.

O mesmo pode acontecer com uma empresa sonorização de ambientes residenciais, que precisará investir em uma campanha eficiente de marketing digital para melhorar os resultados e lucros.

Então, se você quer saber mais sobre a importância do marketing digital hoteleiro e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, siga na leitura deste artigo para entender melhor o assunto.

Marketing digital hoteleiro: o que é?

Se você costuma viajar e aproveitar o momento para buscar por bons hotéis, é bem possível que já tenha sido impactado por campanhas de marketing digital.

Esse tipo de publicidade tem por objetivo alcançar pessoas que utilizem a internet para realizar diferentes ações no mundo virtual. 

Sendo assim, é preciso postar anúncios e mensagens que façam o cliente conhecer uma empresa mais facilmente.

Um exemplo disso pode ser o de um hotel que antes não possuía muitas opções de locomoção interna, e resolveu investir nas suas dependências realizando uma instalação de elevadores em prédios antigos.

Depois da melhoria na estrutura, ele precisa fazer com que essa informação chegue aos seus clientes.

Isso porque pode ser que essa novidade traga de volta alguns dos hóspedes que gostaram dos quartos e do atendimento do local, mas que ainda não tinham retornado ao hotel pela falta de mobilidade do espaço.

Para anunciar esse tipo de investimento, o estabelecimento precisa desenvolver campanhas de marketing digital para que o público seja impactado pela informação. 

Mas, como isso é possível? Por meio do marketing digital.

Sendo assim, é viável dizer que o marketing digital hoteleiro é a melhor maneira que um hotel possui para fazer com que o seu negócio tenha maior visibilidade na internet, impacte os clientes e alimente o relacionamento com eles, além de fortalecer a sua marca.

Isso só é possível com o uso de ferramentas e técnicas de divulgação, tais como:

  • A criação de um site próprio;
  • O envio de e-mail marketing;
  • A presença nas redes sociais;
  • As estratégias orgânicas e as pagas.

Ao planejar e executar uma campanha de marketing digital, tanto uma pousada quanto uma empresa de sistema de proteção e combate a incêndio podem facilmente alcançar o público-alvo do negócio e conseguir melhorar os resultados.

Por isso, é indispensável para qualquer nicho de atuação, que o estabelecimento invista na divulgação dos serviços na internet e possa ser beneficiado por isso.

A importância do marketing digital para a divulgação de hotéis

O marketing digital trouxe uma série de oportunidades para que as empresas dos mais variados segmentos pudessem ser encontradas na internet e recebessem contato dos seus clientes, além de fechar novos negócios ou pedidos.

Para os hotéis, pousadas e outros estabelecimentos de hospitalidade isso também se tornou indispensável, justamente pela facilidade com que esses locais podem ser contatados.

Além disso, com uma página ativa na internet, o negócio se torna acessível ao público 24 horas por dia, oferecendo um suporte completo na internet.

Ao marcar presença no mundo online, você permite que os seus clientes saibam mais sobre a sua infraestrutura e queiram desfrutar dela pelo lazer, conforto e segurança oferecidos.

Sendo assim, se um hotel possui rede de proteção para varanda de apartamento, piscina aquecida, academia, espaço para eventos e outras comodidades, é possível explorar essas características de modo encantador e natural.

Também é válido ressaltar que a empresa que possui grande visibilidade conquista um bom espaço no segmento em que atua e fortalece a sua marca, tornando-se uma referência no mercado.

Desse modo, o público é impactado positivamente ao reconhecer a qualidade do hotel e pode optar pelos serviços oferecidos graças ao uso do marketing digital na divulgação do seu espaço.

As estratégias de divulgação para hotéis

O marketing digital hoteleiro possibilita o desenvolvimento de uma estratégia bastante completa, gerando maior visibilidade para a sua empresa em diferentes canais da internet.

É possível organizar as ações de acordo com a necessidade de divulgação, utilizando as ferramentas que serão abordadas a seguir.

Criação de site para hotéis

Para os hotéis que desejam crescer na internet, mas ainda não possuem um site próprio, é necessário investir nessa plataforma o quanto antes.

Afinal, quando os seus clientes forem buscar pelo estabelecimento no mundo virtual, eles precisam encontrar a sua página. 

A mesma regra se aplica a uma empresa que fornece painel solar industrial, já que o site é a porta de entrada de um cliente que busca o seu negócio online.

No site, é indispensável investir em boas fotos e uma apresentação detalhada do espaço, para tornar o hotel mais atrativo e captar hóspedes para melhorar o fluxo de novos clientes.

Você também pode optar por criar um sistema virtual de reservas direto pelo site, facilitando o processo para os futuros hóspedes.

Envio de e-mail marketing

Utilizar o e-mail marketing para divulgar as novidades sobre o seu estabelecimento é essencial, além de ser uma maneira bastante prática de se comunicar com os clientes.

Se você investiu na aplicação de pele de vidro incolor em cada um dos quartos do estabelecimento, uma boa estratégia de marketing digital vai pedir que você informe isso aos antigos hóspedes, para que eles sejam impactados com a novidade.

O e-mail marketing também é uma ferramenta eficiente para aumentar o número de reservas, principalmente em baixas temporadas.

Isso porque é possível enviar um desconto especial para atrair mais clientes nesses períodos, garantindo o movimento do local.

Além disso, o e-mail marketing é uma ótima alternativa para investir no relacionamento com o público, enviando felicitações em datas comemorativas e materiais pertinentes ao seu segmento de atuação.

Desse modo, você cria uma constância na maneira de se comunicar com os hóspedes, que estarão sempre visualizando a sua marca.

Presença das redes sociais

O marketing digital também atua nas redes sociais, de modo que é de grande importância que o hotel esteja presente nas principais plataformas.

Do mesmo modo que um arquiteto pode apostar na sua fanpage para divulgar informações sobre o seu trabalho com projeto de livraria, uma pousada deve aproveitar o grande tráfego de usuários para divulgar os pacotes especiais de férias e fins de semana.

Por permitir uma interação mais próxima com os seguidores de um perfil, as redes sociais se tornaram indispensáveis para os estabelecimentos que desejam marcar presença na vida dos clientes.

Afinal, as pessoas costumam acompanhar de perto as páginas das empresas que elas admiram, podendo comentar, indicar e curtir publicações facilmente.

Isso quer dizer que as redes sociais são plataformas imprescindíveis para os hotéis que querem ser vistos pelo seu público-alvo.

O SEO e os anúncios pagos

Dentro das estratégias do marketing digital, também é possível encontrar maneiras orgânicas e pagas de divulgação de uma empresa.

Se um negócio especializado na emissão de laudo de periculosidade para eletricista quer ser visto nos resultados de uma pesquisa online, ele precisará investir em SEO (Search Engine Optimization), que são as famosas otimizações para mecanismos de busca.

Assim, com o uso das palavras-chave e do investimento em conteúdos de relevância que mostrem boas fotos, tragam títulos interessantes e entreguem informações valiosas para os leitores.

A empresa consegue um bom posicionamento nos resultados das pesquisas do Google.

Do mesmo modo, um hotel pode investir em SEO e complementar a sua visibilidade utilizando os anúncios pagos, o conhecido Link Patrocinado.

Assim, o seu site estará sempre em evidência, aparecendo logo no início da página de resultados dos buscadores.

Dessa maneira, sempre que um cliente estiver buscando hospedagem na região onde o hotel está localizado, ela poderá visualizar o site do estabelecimento, e entrar em contato para realizar a sua reserva.

O marketing digital permite que várias ferramentas possam ser utilizadas para a divulgação de um negócio, criando uma campanha de publicidade bastante promissora.

Com isso, os potenciais clientes de um hotel são impactados e tomam conhecimento da sua estrutura, podendo assim desfrutar das instalações do local em seus momentos de lazer e descanso.

Nesse cenário, o marketing digital hoteleiro se torna essencial para garantir mais resultados para o espaço, fortalecendo a marca e conquistando clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *