Estratégias de SEO para posicionar o seu hotel no Google

As estratégias de SEO são capazes de melhorar o posicionamento de uma página web dentro dos buscadores e sites de pesquisa, especialmente o Google.

Por isso, o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em uma série de técnicas e procedimentos, com o intuito de atuar na classificação de um conteúdo e, assim, conquistar um bom rankeamento nos resultados de pesquisa.

Para os hotéis, essas estratégias são imprescindíveis, visto que muitas pessoas costumam procurar por meios de hospedagem diretamente no Google.

Ou seja, o SEO ajuda a melhorar o posicionamento dos sites hoteleiros, contribuindo para o aumento do tráfego orgânico e, consequentemente, a conversão de leads e clientes, que pode influenciar nas vendas de diárias.

Mas como usar as estratégias de SEO para posicionar o seu hotel no Google? Acompanhe a leitura deste artigo para saber como otimizar sua página na web.

3 estratégias de SEO para hotéis

Uma pesquisa realizada pela imFORZA mostrou que cerca de 18% dos cliques orgânicos no Google vão para o primeiro resultado de pesquisa, 10% para o segundo e 7% para o terceiro. Quer dizer que, quanto melhor a sua classificação, mais visitantes o seu site irá receber.

Outro ponto positivo é que o SEO atrai tráfego orgânico, isto é, não pago. Logo, os clientes tendem a confiar mais na página do seu hotel.

Entretanto, para ter resultados efetivos, é necessário conhecer bem as principais técnicas de otimização. Abaixo, separamos algumas estratégias de SEO para ajudar no posicionamento do seu hotel. Confira!

1 – Produção de conteúdo relevante

O comportamento dos usuários se modificou ao longo dos anos. Quando se procura por uma cobertura de vidro, por exemplo, o usuário não quer somente uma propaganda invasiva sobre o produto, mas sim, algum material informativo e relevante.

O mesmo vale para os hotéis, que precisam produzir um conteúdo interessante para o público-alvo, com os diferenciais do hotel, dicas de turismo, etc.

Aliás, no Google, a relevância do conteúdo é um dos fatores de rankeamento mais importantes do SEO. Afinal de contas, é necessário oferecer uma boa classificação para sites atrativos aos usuários.

2 – Use palavras-chave no seu conteúdo

As palavras-chave consistem nos termos mais buscados no Google, sendo possível aplicá-las dentro do seu conteúdo como parte das estratégias de SEO.

Por exemplo, ao perceber uma grande procura por carpete de polipropileno, vale a pena empregar o termo dentro de um artigo, e quando um usuário digitar a palavra-chave, há chances dele se deparar com o seu site.

No entanto, é preciso encontrar a palavra-chave ideal e aplicá-la de modo estratégico. Logo, o termo precisa ter:

  • Um bom número de pesquisas mensais;
  • Baixa concorrência;
  • Alta afinidade com o seu serviço;
  • Se relacionar com o conteúdo apresentado.

3 – Tenha um site responsivo

Muitos usuários buscam por hotéis diretamente em dispositivos móveis, com uma taxa de acesso de 42% em sites hoteleiros por celulares. 

Isso significa que não dá para construir uma página acessível somente em desktop, é fundamental pensar em uma infraestrutura responsiva e mobile friendly.

Vale dizer que pesquisas sobre outros assuntos, como porta de aço automática, também são realizadas em dispositivos móveis. 

Por isso, ter um site com arquitetura responsiva, que oferece boa navegabilidade, tornou-se uma obrigação, e não um diferencial. Afinal, ele cria uma ótima experiência de visualização em qualquer dispositivo, influenciando no rankeamento do Google.

Conclusão

As estratégias de SEO são fundamentais para os hotéis que desejam destacar-se na internet.

Além de aparecer com melhor posicionamento no Google, essas técnicas também ajudam a melhorar a experiência dos usuários, que influencia diretamente na credibilidade e autoridade do site no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.