Entenda o quanto é importante as sinalizações em um hotel

As sinalizações fazem parte de um conjunto de elementos gráficos que compõem a comunicação visual dos mais variados negócios, incluindo o ramo hoteleiro.

Os símbolos e os recursos imagéticos são os principais responsáveis pela transmissão dos valores e objetivos da marca, criando uma identidade visual adequada à missão da empresa – é a “cara” do negócio.

Para os meios de hospedagem, todo o projeto arquitetônico, a decoração, o logo e as sinalizações fazem parte da comunicação visual e, consequentemente, atuam no marketing hoteleiro, na prospecção de clientes e no diferencial competitivo do estabelecimento.

No artigo de hoje, entenda o quanto é importante as sinalizações em um hotel e saiba como usá-las da melhor forma na sua hospedagem. Acompanhe a leitura!

Por que os hotéis usam placas de sinalização?

Além de ajudar a transmitir os valores da empresa, as placas de sinalização são, muitas vezes, obrigatórias para alertar sobre condições de risco, perigo e orientação ao público. Alguns exemplos são:

  • Saídas de emergência;
  • Portas corta-fogo;
  • Perigo de incêndio;
  • Produtos perigosos;
  • Entre outros.

A sinalização horizontal para deficientes físicos também é necessária, uma vez que ela assegura o direito de vagas de estacionamento e outras condições fundamentais aos portadores de deficiência física.

Neste caso, a comunicação visual é padrão, visto que é preciso seguir as normas e os ícones universais, para que todos possam identificar rapidamente a informação.

Em conjunto a isso, também vale ressaltar a obrigatoriedade da sinalização de trânsito. Aqui, ela orienta a forma correta de fazer a pintura de faixa de estacionamento, por exemplo, de acordo com as leis de trânsito brasileiras.

Ou seja, cumprir corretamente as normas de sinalização de segurança, é uma forma do hotel demonstrar a sua preocupação com os hóspedes, garantindo toda a proteção e cumprimento de direitos.

Mas e a comunicação visual orientada ao marketing?

Fora as placas de sinalização obrigatória, o hotel também deve se concentrar na impressão e construção de elementos visuais que promovam a identificação da marca.

Para isso, vale a pena investir em objetos decorativos personalizados com o logo da hospedagem, como panos de prato, copos, jogos americanos, lençóis, guardanapos, entre outros acessórios que ajudam a fixar a empresa no imaginário dos clientes.

A própria pintura interna e externa do estabelecimento deve seguir um padrão de cores da identidade visual. Dessa forma, ao pintar a cobertura metálica para estacionamento, lembre-se de avaliar se a tonalidade se relaciona com toda comunicação da marca.

Quais as vantagens das sinalizações para hotéis?

A expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” reflete bem a importância das sinalizações e comunicação visual para o ramo hoteleiro.

Os elementos imagéticos conseguem transmitir uma informação de maneira objetiva, além de causar um grande impacto no público. Quando se acompanha o manual de identidade visual, os resultados são mais perceptíveis.

Assim, a audiência se aproxima da sua marca, através da identificação das sinalizações e elementos visuais. Entre outras vantagens da comunicação visual, destacam-se:

  • Reforço do branding e da autoridade de mercado;
  • Maior eficácia na atração de clientes;
  • Educa o consumidor sobre os valores da empresa;
  • Tem uma grande versatilidade de aplicações.

Por essa razão, os meios de hospedagem que desejam se destacar da concorrência devem começar investindo em sinalizações e uma excelente comunicação visual.

Conclusão

Muito além das placas de emergência e segurança, as sinalizações de um hotel envolvem todos os elementos visuais que ajudam a compor a identidade da marca e transmitir os valores da empresa no mercado.

Sendo assim, todos os hotéis que desejam obter destaque devem planejar uma comunicação visual assertiva e de excelência, pois ela será uma das principais responsáveis pelo marketing da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *