Descubra como gerar mais conteúdos interessantes para o blog do seu hotel

A produção de conteúdo é a chave para conquistar mais clientes, especialmente em tempos de internet. 

Afinal, as pessoas não estão mais interessadas no bombardeamento em massa de propagandas, ao contrário, elas querem ser bem informadas.

De acordo com pesquisas no ramo do marketing, a produção de conteúdo em blogs é capaz de aumentar até 126% a mais de leads (potenciais clientes), em comparação com demais estratégias de divulgação online.

Além disso, os estudos também demonstram que o crescimento no tráfego dos sites é 7,8 vezes maior para os líderes em marketing de conteúdo. 

Por conta disso, a importância do investimento em produção de conteúdo relevante já não é mais um segredo.

Talvez por isso, cada vez mais setores estão investindo no marketing de conteúdo, incluindo o segmento de hotéis. 

Por outro lado, ao mesmo tempo que a produção de conteúdo aumenta a geração de leads, maior é a competição e a exigência no mundo virtual.

Sendo assim, não basta apenas produzir um bom conteúdo, falando sobre as particularidades de uma barraquinha de crepe para festa infantil, por exemplo.

É preciso ir além, buscando informações ainda mais aprofundadas e de qualidade.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como é possível gerar conteúdos mais interessantes para o blog do seu hotel e, com isso, atrair mais hóspedes e fidelizar clientes. 

Saiba por qual motivo seu hotel precisa de um blog

Segundo um levantamento realizado pelas maiores agências de marketing internacionais, 82% das empresas que postam diariamente em seus blogs conquistam novos clientes através desse canal, contra 57% que postam mensalmente.

Só com esses números é possível ter uma ideia da importância dos blogs na sua estratégia de marketing digital, principalmente para o segmento hoteleiro.

Hoje em dia, as pessoas não levam em conta somente a indicação. Mas sim, procuram hospedagem pela internet, pesquisando pelo preço, localidade e melhor custo-benefício. E é aí que acabam se deparando com os blogs.

Por exemplo, imagine que uma família está procurando um hotel próximo a um serviço de emergência animal, pois está viajando com o pet doente. 

Portanto, a localidade será um fator preponderante na escolha da hospedagem.

Sendo assim, um hotel próximo pode usar do comércio da vizinhança para produzir um conteúdo relevante sobre isso. 

No caso do exemplo, o blog pode tratar dos primeiros socorros para animais e como agir em casos de emergência.

Desse modo, o hóspede interessado não somente vai considerar a localidade do hotel, mas também, levará em consideração a credibilidade.

Pois, terá maior confiança em um estabelecimento que sabe como lidar e como repassar informações relevantes.

Fora isso, os blogs são os canais mais eficientes para a distribuição de conteúdo. Não é à toa que 61% das empresas no Brasil utilizam a plataforma para a postagem de materiais, incluindo textos, vídeos, imagens, entre outros.

Com o blog, o seu hotel pode tratar de vários assuntos, em um canal à parte do site oficial. 

Dessa maneira, ao produzir um conteúdo sobre locação de gerador de energia, por exemplo, você pode distribuir o material no blog, sem ocupar espaço no site do hotel, onde se evidenciam as informações mais importantes (endereço, preço das diárias, entre outros).

Além do mais, é possível desenvolver conteúdos relacionados no blog. No exemplo acima, o material sobre locação pode estar vinculado a uma matéria sobre o funcionamento de gerador silencioso, ainda mais se o hotel dispor de tal equipamento.

Outra vantagem diz respeito ao ROI (Retorno sobre Investimento). Os profissionais de marketing que usam o canal em suas estratégias afirmam que os blogs têm 13 vezes mais chances de um retorno positivo.

Portanto, se você ainda não tem um blog como parte da estratégia do marketing do seu hotel, veja os benefícios:

  • Atração de um maior número de hóspedes;
  • Melhora no posicionamento do seu hotel no mercado;
  • Melhora na autoridade da sua empresa;
  • Aumento no destaque perante à concorrência;
  • Ampliação do nicho de público e potenciais clientes;
  • Fortalecimento no relacionamento com os clientes.

Sendo assim, vale a pena desenvolver um blog para o seu hotel e, mais ainda, manter o canal sempre atualizado.

Como criar conteúdo interessante para seu blog

Como dissemos anteriormente, não basta ter um blog e deixá-lo lá, parado. É preciso atualizar o canal periodicamente, sempre com conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

Mas, nem sempre estamos inspirados para escrever aquele texto sobre um bem nascido diferenciado, ou ao menos temos conhecimento acerca de mimos para familiares e amigos que visitam um recém-nascido.

No mercado hoteleiro, essa situação também ocorre, ainda mais porque o setor de turismo é dinâmico e está sempre em transformação.

Diante disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a gerar conteúdos ainda mais interessante para o blog do seu hotel. 

1 – Conheça o seu público-alvo

Saber com quem você está falando é o primeiro passo para a produção de um conteúdo de qualidade e relevante. 

Afinal, de nada vale fazer um material incrível sobre casting para novelas, se os seus clientes pouco se interessam sobre modelos e programas de entretenimento.

Além disso, ao conhecer o seu público-alvo, você também pode definir o tipo de linguagem do seu conteúdo, pois dependendo da forma como se fala com os clientes, é possível aproximá-los ou afastá-los.

A definição do público-alvo pode ocorrer das seguintes formas:pesquisas com quem já é seu cliente e pesquisas com possíveis interessados sobre o seu negócio.

A partir disso, você deve coletar o máximo de informações sobre essas pessoas. Normalmente, o público-alvo se define pelas seguintes características:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Nível socioeconômico;
  • Escolaridade;
  • Localidade;
  • Preferências;
  • Hobbies;
  • Profissão.

Com esses aspectos, pode-se chegar mais perto do chamado “cliente ideal”, ou seja, o perfil de pessoas que possivelmente se interessam pelo seu conteúdo e têm chances de se tornarem clientes da sua empresa.

2 – Defina os tipos de conteúdos do seu blog

Depois de conhecer o seu público-alvo, fica mais fácil definir quais conteúdos podem ser abordados no seu blog.

Vale ressaltar que é importante que as informações repassadas no seu canal atendam alguma necessidade ou resolvam algum problema do seu público.

Por exemplo, uma empresa de pintura residencial, que tem como principais clientes, pessoas da classe A, considerados de alto nível socioeconômico.

Podem no caso tratar de tendências de arquitetura dos últimos anos, ressaltando a paleta de cores que está na moda.

A mesma lógica é vista nos blogs de hotéis. Lembre-se de pensar em conteúdos que respondam às seguintes perguntas:

  • É um assunto de interesse das pessoas? 
  • Todas as informações tem parâmetros confiáveis?
  • O artigo traz resoluções para problemas do meu público?
  • De que forma posso ajudar meu público?

Por exemplo, seu estabelecimento não conta com restaurantes e farmácias próximas? Pode ser interessante divulgar um serviço de entrega expressa especial para os hóspedes.

3 – Diversifique o formato dos conteúdos

Embora os blogs tenham a tendência de privilegiar os conteúdos textuais, nem sempre optar somente por esses formatos é a melhor estratégia. 

O ideal é diversificar os materiais e oferecer sempre algo novo e atrativo aos usuários.

Os vídeos, por exemplo, chamam muita atenção na internet, devido ao formato dinâmico, de fácil entendimento e pela aproximação com o público. 

Para as agências de marketing, os vídeos são capazes de aumentar até 54% do alcance de uma marca.

Além disso, é muito mais fácil explicar determinados assuntos em vídeo, do que em texto. 

Por exemplo, se o seu hotel oferece passeios turísticos, pode ser interessante produzir um vídeo com imagens dos principais pontos, para cativar os leads.

A pesquisa da State of Video Marketing confirma: 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor sobre um produto ou serviço.

Mas, as possibilidades não se esgotam por aí. A produção de conteúdo também pode investir em infográficos, mídias interativas, imagens, ilustrações e demais recursos, que são ótimos para chamar a atenção dos usuários.

4 – Desenvolva conteúdos mais aprofundados

Quando um usuário demonstra interesse no seu conteúdo, há grandes chances de transformá-lo em um lead. 

No entanto, é necessário oferecer algo a mais, pois ele já dispõe das informações do blog.

Uma boa maneira de fazer isso e nutrir o relacionamento com os leads é oferecer conteúdos além do blog, isto é, mais aprofundados. 

Para isso, peça o contato de um e-mail aos usuários e com o correio eletrônico desenvolva a proximidade com o potencial cliente.

Esses conteúdos mais aprofundados podem estar disponíveis em e-books (livros eletrônicos), webinars (vídeos educativos), apresentações interativas e ações com e-mail marketing. 

Assim, você vincula outras estratégias de marketing, em conjunto com o seu blog.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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