Conheça as 4 dicas de logísticas para auxiliar um hotel

O trabalho de logísticas para um hotel demanda muito planejamento e organização, ainda mais para os meios de hospedagem que trabalham com uma grande quantidade de clientes, oferecendo os mais diversos serviços (buffet, passeios, entre outros).

De maneira geral, a logística envolve todo o processo de planejamento, execução e controle da distribuição de produtos, bem como a movimentação e armazenamento de insumos.

No ramo hoteleiro, também é necessário considerar a própria dinâmica do turismo, que envolve a movimentação de pessoas. Por isso, investir em uma boa logística é a melhor maneira de se destacar da concorrência.

No artigo de hoje, acompanhe algumas dicas de logísticas para um hotel e saiba como melhorar a dinâmica do seu serviço. Acompanhe a leitura!

1 – Crie um cronograma para realizar o inventário

O inventário nada mais é do que a relação dos bens e produtos de um determinado negócio. Nele, constam os diferentes tipos de artigos, insumos e materiais, bem como as suas respectivas quantidades.

No meio hoteleiro, o inventário serve para avaliar quantos produtos estão disponíveis no seu estabelecimento, como forma de contabilizar a quantidade exata de cada item.

Para maior controle desse estoque, é recomendável ter um cronograma para fazer o inventário, separando os produtos que chegam pelo serviço de entrega com fiorino e escolhendo um dia da semana certo para essa organização.

2 – Separe os itens por categoria

Outro ponto fundamental da logística hoteleira diz respeito à separação de produtos por categoria, já que os meios de hospedagem lidam com inúmeros serviços e atividades ao mesmo tempo.

Além disso, essa separação contribui para que os próprios colaboradores tenham uma noção melhor do que precisa ser comprado e o que tem disponível no hotel.

Algumas divisões possíveis são:

  • Itens de papelaria e artigos administrativos;
  • Produtos da recepção;
  • Amenidades e brindes dos quartos;
  • Produtos e equipamentos de limpeza;
  • Móveis, equipamentos, eletrodomésticos;
  • Cama/banho.

Outra dica interessante é criar um mapa de estoque, para que os funcionários possam saber exatamente onde estão os produtos armazenados.

3 – Veja as demandas sazonais

É comum que os meios de hospedagem tenham uma rotatividade maior de clientes em período de alta estação. Por esse motivo, é importante analisar as necessidades sazonais de cada estabelecimento, não só de logística de produtos, mas também de serviços.

Por exemplo, em alguns meses, o hotel pode oferecer o serviço de fretamento de vans para trazer hóspedes até a hospedagem e, quando isso ocorrer, é preciso ter um controle dos clientes, seus cadastros, horários de chegada, entre outros.

No caso dos estabelecimentos que trabalham em cidades com grande frequência de hóspedes internacionais, vale a pena avaliar a necessidade de serviços adicionais, por exemplo, a contratação de motorista particular bilíngue.

4 – Tenha uma equipe responsável pela gestão de estoque

É importante ter um profissional ou uma equipe responsável por todo o controle e gerenciamento de estoque na hotelaria. A demanda de produtos é muito grande, por isso, a organização influencia diretamente na qualidade do serviço prestado.

Quando os colaboradores realizam esse processo de forma desalinhada e desorganizada, com a falta de informações centralizadas e comunicação, há grandes chances de falhas e comprometimento da imagem do hotel.

Por essa razão, vale a pena investir em líderes nas equipes de gestão e logística, para orientar os principais procedimentos no ramo.

Conclusão

Engana-se quem pensa que o setor hoteleiro não tem que lidar com processos burocráticos e administrativos, como é o caso da logística.

Ao contrário, esse departamento é bastante atuante nos meios de hospedagem e, por esse motivo, é necessário ter o controle de estoque, já que isso irá refletir diretamente na qualidade do seu hotel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *