Conheça 4 dicas para adaptar um quarto para idosos

Adaptar um quarto para idosos tem cada vez mais se provado uma necessidade na rede hoteleira do Brasil, afinal, o número de idosos no país está em constante crescimento.

De acordo com o IBGE, a estimativa é que até 2060 as pessoas com mais de 65 anos representem 25,5% da população brasileira.

Essas pessoas ainda são economicamente ativas e, muitas vezes, por estarem aposentadas ou com condições melhores de vida, aproveitam para fazer frequentes passeios e viagens, sozinhas ou em grupo.

Ainda assim, diversos cuidados acabam sendo necessários para o cuidado com os mais velhos. 

Alguns elementos podem facilmente tornar um quarto mais adaptado para as necessidades desses clientes, tornando o estabelecimento muito mais atrativo para o mercado hoteleiro, que está em constante ascensão.

Em casas de repouso no tatuapé e outros bairros, por exemplo, já possuem toda a infra-estrutura necessária para a acomodação de idosos. 

Embora um hotel não precise de todas as especificações, consultar uma casa de repouso pode ser um excelente ponto de partida.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar seu hotel a fazer as adaptações necessárias. Acompanhe!

Como fazer a adaptação de um quarto para idosos

Com essas dicas, é possível estabelecer quais quartos serão mais adequados para fazer a adequação, além de compreender as necessidades que o público idoso para atrair tais clientes em potencial para seu hotel:

1. Circulação

É ideal que os quartos adaptados para idosos possuam facilidade de circulação no ambiente. O caminho entre o quarto e o banheiro, por exemplo, não deve ter objetos, facilitando a chegada do hóspede de um cômodo a outro.

Caso haja um corredor entre os dois ambientes, o ideal é pensar em iluminação automatizada, com a utilização de sensores de movimento. 

Esse tipo de recurso é ideal para evitar acidentes em períodos de menor movimentação de funcionários, como o período noturno.

2. Acessibilidade

Os cômodos devem possuir equipamentos de acessibilidade para que o idoso sinta confiança em ficar sozinho enquanto caminha pelo hotel. Alças e barras nos banheiros, para auxiliar a movimentação, são um grande diferencial.

Um corrimão de ferro para escada interna também é um item de segurança que pode salvar vidas, caso haja uma escada entre algum dos ambientes do seu estabelecimento. 

Itens de segurança nunca são demais quando lidamos com um cliente de mais idade. 

3. Móveis

Alguns móveis requerem alguns cuidados especiais em um quarto adaptado. A mobília do local deve possuir cantos arredondados para, desta forma, impedir que não ocorram danos físicos caso haja um impacto entre o idoso e o móvel.

Além disso, outros itens do mobiliário e decoração requerem adaptações:

  • Camas com cabeceiras amplas;
  • Armários com iluminação interna;
  • Quinas de mesas e portas com protetores;
  • Cortinas ao invés de persianas.

Ademais, o colchão deve ser de tamanho adequado, o suficiente para que a pessoa não tenha dificuldades em colocar o pé no chão ao se sentar, e nem obstáculos para se levantar da cama.

4. Estrutura

A estrutura do local deve ser mantida pensando no bem-estar dos clientes, e isso se intensifica no caso de pessoas mais velhas.

Mantenha sempre os cômodos arejados, livres de mofo e ácaro, além da manutenção em dia. Sempre que possível, realize a  impermeabilização de laje antiga, entre outros reparos no seu hotel que podem fazer a diferença para seus clientes.

Com essas pequenas mudanças, seu estabelecimento estará pronto para aproveitar um público frequente, dedicado e muitas vezes fiel. 

Tratar bem um grupo da terceira idade pode ser a chave para manter seu estabelecimento recebendo novos clientes, normalmente indicados por aqueles que foram conquistados e tiveram suas necessidades satisfeitas no hotel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *