5 dicas de comunicação visual para aplicar no seu hotel

Quer conhecer algumas dicas de comunicação visual para aplicar no seu hotel? Elas podem ser essenciais para alcançar bons resultados no crescimento e fortalecimento da sua marca. 

O segmento hoteleiro exige empenho por parte dos empresários, afinal, ele é bastante concorrido e quem se destaca entre os principais consegue atrair mais clientes. 

Nesse sentido, a comunicação visual torna-se indispensável para um planejamento de marketing e divulgação do estabelecimento, possibilitando uma rápida identificação do público com o seu hotel.

Os elementos como o logo, a fonte, o layout, as cores e até mesmo o slogan precisam ser criados com base nos valores do negócio e no que a sua marca pretende oferecer aos clientes. 

Ao elaborar corretamente cada um desses itens, você pode personalizar cada artigo do seu hotel, desde o porta etiqueta acrílico até as xícaras e toalhas oferecidas aos hóspedes, trabalhando a sua marca em todo o espaço do estabelecimento. 

Para ajudar nesse processo, este conteúdo traz 5 dicas interessantes de como aplicar a comunicação visual dentro de um hotel. Quer saber quais são elas? Então siga na leitura. 

1. Escolhendo as cores 

As cores utilizadas para simbolizar o seu hotel precisam ser escolhidas com sabedoria, pois elas são importantes tanto para a identificação, quanto para posicionamento da empresa no seu mercado. 

Muitos dos tons que são utilizados para a criação do seu logo podem ter um significado, tais como:

  • Branco: tranquilidade, iluminação;
  • Preto: sofisticação, seriedade;
  • Cinza: equilíbrio, clássico;
  • Vermelho: energia, destaque;
  • Verde: relaxamento, prosperidade;
  • Roxo: realeza, sabedoria;
  • Amarelo: clareza, alegria;
  • Azul: segurança, confiança.

Ao escolher aquelas que passam melhor os valores do seu hotel, é possível criar um logotipo e um design que tenham a ver com a personalidade da sua marca.

2. Definindo onde aplicar a comunicação visual

Depois de definidas as cores, é preciso realizar a implementação dessas características no seu hotel, começando pela restauração de fachada e investir na personalização de todos os outros objetos utilizados no local.

Toalhas, arranjos de cama, guardanapos, canetas, placas de sinalização, de identificação e vários outros itens devem receber a aplicação da sua marca, tornando-a bastante fortalecida dentro do estabelecimento.

3. Personalizando as redes sociais

Qualquer empresa precisa investir na sua atuação nas redes sociais. 

Por isso, é fundamental que todas as cores e elementos presentes na comunicação visual do seu hotel estejam visíveis também nas páginas do Facebook, do Instagram, do YouTube, etc.

Para tanto, desenvolva uma boa foto de capa, monte álbuns atrativos, utilize marca d’água nas imagens postadas e se dedique a uma apresentação bastante forte da sua empresa dentro das redes sociais, sendo um modo eficaz de atrair a atenção do público.

4. Construindo um bom site

Ter um site é indispensável para o hotel, sendo um meio eficaz de relacionamento com o público e de fortalecimento da marca.

Levando em consideração que o público-alvo do seu estabelecimento entrará em contato com o hotel pela página, é fundamental que a comunicação visual também esteja presente ali. Por isso, invista também no seu site. 

5. Personalizando os uniformes

Se até mesmo o totem sinalização utilizado na recepção foi personalizado, é preciso pensar na apresentação geral dos seus funcionários, o que inclui idealizar um uniforme coerente com as características da comunicação visual do hotel. 

Nesse caso, você pode optar por modelos bordados e confortáveis para os colaboradores, possibilitando que a sua marca esteja visível em todos os momentos do atendimento aos hóspedes. 

A comunicação visual é indispensável para o sucesso e o crescimento da marca. 

Por isso, ela deve ser bem elaborada para garantir melhores resultados e, assim, permitir que o hotel conquiste seu espaço no segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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