Como alcançar mais resultados para o seu hotel com o SEO

A internet trouxe diversas facilidades e, com ela, o SEO. Mas, além de trazer inovações e proporcionar diversas opções aos consumidores, a internet também aumentou a concorrência.

Em vista disso, é importante que uma empresa se destaque e que esteja entre os principais resultados de busca no meio digital.

No Brasil, um país turístico e com diversas opções de destino, é muito fácil encontrar hotéis. Mas eles precisam atrair a atenção do consumidor em meio a uma vitrine gigante como a internet. 

Mas de que maneira fazer isso? Estando presente nos diversos canais digitais, dessa forma, torna-se mais fácil alcançar o seu público-alvo, muitas vezes sem precisar investir dinheiro..

É possível alcançar um bom posicionamento nos sites de busca de maneira gratuita, e isso é possível por meio das técnicas em SEO. 

Saber usar essa ferramenta do marketing digital é fundamental para o mercado hoteleiro, pois mesmo que um hotel não esteja em uma cidade turística, ele precisa se destacar para que os consumidores saibam que ele existe.

Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é o SEO, como utilizá-lo e dar dicas com exemplos para que o seu hotel esteja bem posicionado e conquiste mais hóspedes. Confira!

O que é SEO?

A primeira coisa que você precisa saber é o que, de fato, é o SEO. Essa sigla, que em inglês significa “Search Engine Optimization” ou em português “Otimização para Motores de Busca” reúne um conjunto de estratégias que melhora e cria conteúdos que elevem o posicionamento de um site na internet de maneira orgânica (não paga).

Sendo assim, é essencial que um estabelecimento saiba utilizar essas ferramentas para se posicionar melhor nos resultados de busca e não perder hóspedes para concorrentes. 

Desse modo, podemos dizer que a internet praticamente dita as regras dos negócios atualmente, em qualquer que seja o seu ramo de atuação.

Um exemplo disso é uma pessoa que busque informações sobre assistência técnica de ar condicionado

Ao realizar essa busca, provavelmente as assistências técnicas da primeira página fazem uso de técnicas adequadas para posicionamento de conteúdos de qualidade.

Sendo assim, mesmo que seu hotel ofereça serviços diferenciados, excelentes acomodações e um preço convidativo, perderá espaço para aqueles que sabem se destacar nos canais digitais. 

No próximo tópico, falaremos um pouco mais sobre como as ferramentas de SEO podem ajudar o seu hotel a conquistar mais hóspedes. Acompanhe.

Como investir em SEO pode conquistar mais hóspedes?

A internet é hoje a principal ferramenta dos consumidores. Antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço, o consumidor realiza uma pesquisa online para ver preços, opções, informações e até mesmo a reputação de empresas, lojas e, claro, hotéis. 

Seja qual for o tipo de produto ou serviço que a pessoa quer adquirir, lá estará ela pesquisando tudo na internet antes de decidir.

Por exemplo, se você quer implementar automação de iluminação predial no seu hotel, qual seria o seu primeiro passo? 

A não ser que você já tenha uma empresa de confiança, antes de fazer a instalação desse sistema em seu hotel, com certeza você vai pesquisar sobre isso na Internet.

Os primeiros resultados que você encontrar serão de empresas que fazem uso das ferramentas de SEO. 

Portanto, elas se destacam e você provavelmente fechará com uma delas. Você não vai olhar até a última página do buscador, portanto, sua escolha será dentre aquelas que ocupam as primeiras posições no seu resultado de busca.

Com seu hotel não é diferente. As pessoas também planejam suas viagens pela internet e isso acontece a partir de computadores, celulares e tablets. E elas fecham com aqueles hotéis que aparecem entre os primeiros resultados de busca. 

Não basta apenas ter um site completo, com todas as informações sobre seu hotel para conquistar novos hóspedes, é preciso se destacar.

Você já entendeu como o investimento em SEO vai aumentar a quantidade de hóspedes para o seu hotel. Mas você sabe como utilizá-lo? No próximo tópico, nós vamos dar algumas dicas para você saber aplicá-lo em seu hotel e se destacar. Confira.

Dicas de SEO para hotéis

Para fazer uso do SEO e se destacar nessa vitrine infinita que conhecemos como internet, é preciso saber como fazer. As principais dicas técnicas são:

  • Saiba quem é o seu público;
  • Escolha palavras-chave adequadas;
  • Produza conteúdo autoral e de qualidade;
  • Faça ligações com outras páginas;
  • Compartilhe nas redes sociais;
  • Tenha um site responsivo a diferentes dispositivos.

A primeira dica é muito importante: saber quem é o seu público. É muito mais fácil vender um serviço para um público que você já conhece.

Dessa maneira, você fica sabendo do que ele gosta, suas preferências, necessidades, do que não gosta e o que ele procura. A partir daí, fica mais fácil seguir a segunda dica, que é saber escolher as palavras-chave.

Essas palavras são utilizadas pelos consumidores para fazer pesquisas sobre o que eles procuram. Por exemplo, se você deseja realizar melhorias em seu hotel e aumentar o seu espaço, pode digitar “construtora de obras comerciais”. 

As empresas que realizam esse serviço e que utilizam essa palavra-chave de maneira consistente serão as primeiras que você encontrará no resultado de busca.

Uma boa dica para saber qual palavra usar é se basear em um serviço diferenciado que seu hotel ofereça. Se seu hotel hospeda os animais de estimação dos hóspedes, pode criar um conteúdo que aborde isso e fazer uso de palavras-chave como “hotel pet friendly”.

Depois de definidas suas palavras-chave, é hora de criar um conteúdo autêntico e relevante para o seu público. 

Os conteúdos para hotéis são ricos e podem variar como informações sobre a cidade onde está localizado, programações de eventos na cidade e no hotel, pacotes, novidades etc.

É importante que seja um conteúdo exclusivo e que não haja plágio, pois, além de ser crime, muitos sites de busca punem os usuários por causa disso.

Imagine que você precise consertar o gerador do seu hotel, e procure por conserto de gerador de energia

Você encontra um site com um conteúdo relevante, mas encontra o mesmo conteúdo no site de outra empresa. Em quem você vai confiar?

Também faça uso de imagens em seus conteúdos. 

Os consumidores são muito visuais e precisam ver imagens tanto do hotel quanto da região onde está localizado. 

Ofereça imagens de qualidade e que possam ser vistas tanto do computador quanto do celular.

Feito isso, tenha seu site vinculado a outros para que seu hotel se destaque ainda mais. Mas, antes de fazer isso, é importante verificar que tipo de site você vai “linkar” ao seu. Tenha cuidado com sites de má reputação, inclusive aqueles que espalham fake news.

E por falar em aparecer em outros sites, é importante que seu hotel esteja presente nas redes sociais. 

Elas são importantes para todos os segmentos comerciais e podemos citar como exemplo aquela empresa que você encontrou para automação predial.

Essa mesma empresa pode criar um conteúdo que fale sobre automação residencial som ambiente e publicá-lo nas redes sociais.  

Quem curte o perfil do seu hotel ou de qualquer outra empresa em uma rede social vai adorar ler conteúdos sobre esses assuntos. Imagine que você escreveu um post sobre um novo serviço do seu hotel em seu blog. 

Ao compartilhá-lo nas redes sociais, seu público lerá e compartilhará também, alcançando ainda mais pessoas.

As redes sociais são tão versáteis que permitem o compartilhamento de conteúdos dos mais variados produtos e serviços. Imagine que uma empresa de confiança compartilhe nas redes sociais um conteúdo que fale sobre led para piscina de fibra

Essa publicação vai atrair a sua atenção e de outros consumidores, facilmente pode ser convertida em vendas, aumentando o lucro da empresa.

O mesmo acontece com os hotéis, pois nas redes sociais estão presentes absolutamente todos os tipos de público-alvo. Portanto, com certeza o seu também está lá.

Para que todo o seu investimento nas técnicas já mencionadas de fato dê resultado, é primordial que o site do seu hotel seja responsivo. A maioria dos usuários da internet usa o celular para pesquisar e comprar. 

Os dispositivos móveis permitem que o consumidor encontre o que precisa a qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer lugar.

Imagine que você está na rua e precise de manutenção preventiva de transformadores para o seu hotel. 

Ao realizar uma busca pelo celular, você encontrará diversas empresas, mas imagine que justo aquela que você escolheu não possui um site responsivo, e ele simplesmente não carrega no seu celular ou tem uma péssima resolução. 

Com certeza você vai desistir dessa empresa e procurar outra.

Os sites responsivos se adaptam a qualquer tipo de tela, tanto a de um computador comum quanto a de um celular. Dessa maneira, o site do seu hotel também precisa dessa facilidade para que, de fato, o seu consumidor tenha acesso ao seu conteúdo e conheça o seu hotel.

Os sites responsivos auxiliam no acesso do consumidor aos serviços e produtos oferecidos pelas empresas, desde polimento de mármores e granitos até o seu hotel. Uma variedade enorme e necessária, não é mesmo?

A internet está aí e é preciso saber usá-la para alavancar os negócios.

Em um mercado tão concorrido como o hoteleiro, você não pode perder tempo e precisa permitir que os consumidores te encontrem. 

Faça uso das técnicas em SEO e seja destaque no meio da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.