Como trabalhar a imagem do seu hotel no Instagram

Hoje em dia, já nem é preciso ser empresário para compreender a importâncias das redes sociais, tanto na rotina das pessoas quanto de um negócio. Daí a estratégia de marcar presença do seu hotel no Instagram.

Basta lembrarmos que o brasileiro está entre a população que passa mais tempo conectada. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo com a desigualdade social, sete a cada dez pessoas têm acesso constante à internet e às redes, sobretudo pelo celular.

Mas é preciso entender que cada mídia social tem suas regras próprias, algumas delas focando em textos instantâneos, outras em vídeo e, as que são como o Instagram, em fotos. 

Para compreender como melhorar sua imagem no Instagram, siga adiante na leitura.

A importância de ter uma persona

Na introdução, vimos um dado fundamental: a maioria das pessoas se conecta pelo celular. Segundo o IBGE, isso chega a nada menos que 98% dos internautas.

Logo, o primeiro passo para passar uma boa imagem do seu hotel é compreender o público atual e seu modo de lidar não só com a tecnologia, mas até mesmo com as marcas nas relações de consumo.

Certamente, divulgar em suas redes um banner de promoção trará bons resultados, pois esse tipo de estratégia comercial sempre funcionou. É o que se chama de prospecção ativa, quando a marca “vai atrás de seus clientes”.

Contudo, hoje é preciso conciliar essa modalidade com a prospecção passiva, que é quando a marca emite uma imagem positiva de modo que o cliente é quem “vem atrás dela”.

Portanto, a regra de ouro é estar antenado, desenvolver sua persona de modo a realmente falar a língua do público. O Instagram é perfeito para isso, pois ali a comunicação é realmente dinâmica.

O que o público procura nas redes?

A pesquisa citada acima ainda traz dados sobre aquilo que os brasileiros mais compartilham.

Certamente, isso já pode servir como norte para você fazer várias campanhas e postagens que realmente consigam impactar a maioria das pessoas:

  • Momentos pessoais especiais (58%);
  • Notícias e novidades jornalísticas (52%);
  • Autoajuda e mensagens positivas (43%);
  • Memes, piadas ou brincadeiras (42%).

Na comunicação visual da mídia impressa, um hotel pode explorar a atenção das pessoas por meio de vários tipos de flyers criativos, não é mesmo?

Também assim, sua persona deve ser capaz de postar memes, mas também notícias sobre o setor. 

E ela ainda pode ter mensagens positivas, e compartilhar o momento especial vivido por um cliente no seu hotel.

Explore os recursos da plataforma

Entre as “regras próprias” do Instagram, além do uso de fotos bonitas, e do perfil das postagens, existe um aspecto técnico que também precisa ser levado em conta.

É claro que você tem de considerar o investimento em um fotógrafo a cada período de tempo, para renovar as imagens do local do modo mais profissional possível.

Mas você sabia que o simples horário em que você posta já pode fazer toda diferença? 

Lembrando que não adianta ter o melhor material se ele não for visto pela pessoa certa, na hora certa.

Seria como investir na impressão de folder e não saber distribuí-los. No caso, a própria plataforma gera relatórios sobre o impacto e o engajamento que seu público tem com seu conteúdo, dando um horizonte sobre melhor horário de postagem.

Outro ponto fundamental é frequência e uso total da plataforma, tanto de posts como de stories. Aliás, atualmente alguns leitores navegam apenas por esse campo, provando como o elemento visual e dinâmico está no cerne dessa rede.

Com isso, vemos como qualquer hotel pode ter uma imagem muito mais positiva no Instagram.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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