5 dicas para reformar o quarto sem muitos gastos

A mudança de ambiente é muito boa para trazer o bom humor dos moradores e trazer novos ares para a casa. Mas, só falar de uma nova reforma para lembrar dos custos, especialmente ao reformar o quarto, um dos espaços mais personalizados de um local.

Esse é um desafio que também incide para arquitetos e designers de interiores, pois é preciso conhecer as preferências de cada morador para proporcionar um cômodo diferente, sofisticado e moderno.

Para além do senso comum, é possível sim reformar o quarto sem muitos gastos. O artigo de hoje vai trazer 5 dicas para transformar o ambiente, deixando-o muito mais confortável e aconchegante. Acompanhe a leitura!

1 – Pesquise por referências e defina um estilo

O quarto é um refúgio particular, pois é o local onde recarregam-se as energias, sendo um espaço íntimo da casa. 

Por isso, é importante que o cômodo tenha toques pessoais na decoração, em um estilo que combine com as particularidades do indivíduo.

Sendo assim, a primeira dica é pesquisar por referências e definir um estilo adequado. 

Por exemplo, pessoas mais organizadas podem preferir uma decoração minimalista, enquanto crianças precisam de um espaço mais divertido.

2 – Aproveite os objetos antigos

Uma reforma não precisa necessariamente da compra de móveis e objetos novos. É possível transformar o ambiente, pintá-lo ou fazer uma nova decoração reaproveitando os artigos que já estão no quarto.

Por exemplo, uma cortina branca para quarto, só de bem higienizada, já faz uma grande diferença no aposento. 

Em conjunto com isso, os móveis também podem ser reorganizados em novos locais, para transformar a decoração.

Outra opção é pintar os objetos, principalmente a mobília. Um criado mudo em madeira pode ser revestido com uma tinta colorida, para se destacar no ambiente. 

Ou então, uma cortina persiana para quarto pode receber um acabamento metálico, para uma decoração sofisticada.

Alguns elementos mais baratos que você já tem em casa, como vasos e plantas, os chamados “enfeites botânicos”, também dão um toque especial ao quarto. 

Pode-se investir em flores secas em vasos que você já tem em casa, ou em um vasilhame de vidro.

3 – Aplique revestimento na parede

Os revestimentos podem ser ótimos aliados para a mudança na decoração dos quartos. Isso porque eles estão disponíveis em vários modelos e, além disso, possuem muitas vantagens, tais como:

  • Facilidade de instalação;
  • Praticidade de limpeza;
  • Disponibilidade em muitas cores;
  • Dispensa grandes reformas.

Nesse sentido, é possível aplicar um papel de parede listrado para a decoração do quartos de casais, ou um revestimento com personagens de desenhos animados, para quartos infantis.

4 – Use cestos e caixas organizadoras

Essa é uma dica preciosa para o quarto das crianças. Mais do que organizar os brinquedos e roupas, os cestos e caixas também funcionam como itens de decoração, acompanhando as tonalidades do quarto.

As caixas podem ser afixadas na parede, em uma espécie de estante, que também serve para colocar novos itens decorativos.

5 – Foque na cama

A cama é o móvel principal do quarto. Por esse motivo, ela precisa de uma atenção especial, principalmente quando desejamos mudar a decoração do ambiente.

Isso pode ser feito de várias formas, como a compra de um novo jogo de cama, ou novas capas para as almofadas e travesseiros. 

Só com a troca desses elementos, é possível dar uma cara nova ao quarto.

Conclusão

Apesar de muitas pessoas terem medo de fazer qualquer mudança em casa, por conta dos altos custos, é possível reformar o quarto sem prejuízos financeiros. 

No entanto, vale a pena ter um planejamento organizado para aproveitar ao máximo as dicas acima. Assim, você terá um ambiente único e personalizado!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *