Ter uma boa comunicação do seu hotel é a chave para alcançar o sucesso no mercado, afinal de contas, bons processos comunicacionais internos ajudam a reduzir os erros.
Evitando, assim, transtornos, desencontros e desentendimentos que comprometem a imagem do seu estabelecimento.
A comunicação interna não é vista mais como algo dispensável nas empresas. Ao contrário, ela se tornou um importante pilar estratégico, pois é capaz de afetar a qualidade do trabalho, a produtividade do setor e refletir nos clientes, fornecedores e parceiros.
O artigo de hoje irá mostrar algumas dicas para mudar a comunicação do seu hotel, com foco em iniciativas internas, mas que têm consequências diretas no reconhecimento no destaque no mercado. Acompanhe a leitura!
1 – Escolha os canais certos
A comunicação interna pode ser transmitida de várias maneiras. Por exemplo, um totem sinalização pode indicar a obrigatoriedade no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em uma determinada área do hotel.
Existem outros tipos de mídias, como e-mail corporativo para todos os colaboradores, boletins informativos, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.
A tecnologia facilitou muito a disponibilidade de canais para comunicação interna, mas é importante manter uma periodicidade na divulgação de mensagens e usar uma linguagem clara, objetiva e transparente.
No caso de placas que mostram algo bastante específico, como uma sinalização horizontal amarela, o recomendável é usar os sinais oficiais e mais conhecidos por todas as pessoas, para evitar ruídos na transmissão das mensagens.
2 – Conheça seus colaboradores
Assim como a comunicação externa requer o conhecimento do público-alvo, a interna também exige a coleta de informações sobre as equipes.
Por exemplo, imagine que em um hotel fazenda há muitos colaboradores com pouca familiaridade com a tecnologia. Portanto, neste caso, talvez seja melhor a realização de mais reuniões presenciais ou adoção de canais analógicos de comunicação.
Analise alguns pontos principais das equipes, incluindo:
- A faixa etária de cada equipe;
- A escolaridade da maioria dos colaboradores;
- O tipo de trabalho feito pelas equipes;
- A linguagem mais adaptada para o público.
Essas questões ajudam a elaborar uma comunicação mais assertiva e direcionada, o que evita possíveis distorções nas mensagens e que pode afetar o trabalho no hotel.
3 – Promova encontros no próprio hotel
Em alguns momentos, o encontro entre os colaboradores do hotel pode funcionar como uma forma de engajamento e, com isso, melhorar a relação no ambiente de trabalho.
O próprio hotel pode ser usado para o evento e, se possível, comunique os colaboradores com as principais informações do encontro e distribua brindes, como uma impressão adesivo com a logomarca do hotel.
Contudo, vale a pena deixar claro qual é a finalidade do evento, como uma celebração de final de ano, uma palestra na área de turismo, etc. No entanto, lembre-se de que o evento não pode atrapalhar os hóspedes do seu estabelecimento.
4 – Estimule a troca de ideias
A comunicação interna não deve ser unilateral, mas funcionar como uma oportunidade para os colaboradores expressarem suas ideias.
Essa é uma maneira também de mensurar a satisfação dos trabalhadores dentro da empresa e medir o clima organizacional.
Uma dica para estimular a troca de ideias é por meio de pesquisas com os colaboradores, que podem ser feitas por e-mail, com o preenchimento de formulários.
Conclusão
A comunicação interna terá um impacto direto na imagem do seu hotel. Afinal, é um trabalho de dentro para fora e, quando os funcionários se sentem bem, os clientes também são afetados positivamente.
O artigo de hoje buscou sintetizar algumas estratégias para melhorar a comunicação interna do seu hotel, mas é importante sempre buscar novas formas para inovar e aprimorar o relacionamento com os colaboradores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.